A qualidade do sono desempenha um papel crucial na saúde e no bem-estar geral de uma pessoa. Dormir bem não se resume apenas ao número de horas na cama, mas também à eficácia do sono relacionado à rotina, conforto, ambiente e outros fatores.
Um bom sono resulta em uma série de benefícios, enquanto a falta dele pode levar a vários problemas de saúde física e mental – que tanto devemos cuidar, como transtornos mentais, alterações imunológicas e consequentemente muitos outros problemas mais graves.
Vários fatores que influenciam a qualidade do sono, como a consistência dos horários de sono, o ambiente do quarto, a vestimenta, temperatura, a atividade física regular e a alimentação.
Manter um horário de sono regular, indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias, ajuda a regular o relógio biológico interno, o que ajuda muito na rotina noturna. Além disso, um ambiente de sono confortável, escuro e silencioso contribui para o descanso mais eficaz da mente.
Os pijamas são peças fundamentais para o sono. Nosso corpo precisa sentir-se confortável e acolhido, principalmente nas horas de relaxamento, para proporcionar à mente sensações de tranquilidade e descanso. Use peças leves, com materiais macios para não agredir a pele e sempre de acordo com a temperatura que faça você se sentir bem no ambiente. O frio e o calor também atrapalham o sono!
A prática regular de atividade física pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade (dois fatores que afetam diretamente o sono) e está relacionada a um sono mais profundo e restaurador. No entanto, deve-se evitar exercícios intensos muito perto da hora de dormir, pois isso pode ter o efeito oposto.
Evite refeições pesadas e cafeína antes de dormir. A alimentação pesada faz com que o corpo precise trabalhar por mais tempo e pode acabar atrasando o início do sono, fazendo com que a mente demore para relaxar.
A qualidade do sono não deve ser negligenciada, pois está diretamente ligada à capacidade do corpo de se recuperar, regenerar e manter um funcionamento ideal.